domingo, 27 de março de 2011

Feijoada Completa a Brasileira

Como diria William Shakespeare "É um péssimo cozinheiro aquele que não pode lamber os próprios dedos"

Domingo... Vamos fazer uma feijoada típica Brasileira?!

História
A explicação popular mais difundida sobre a origem da feijoada é a de que os senhores – das fazendas de café, das minas de ouro e dos engenhos de açúcar – forneciam aos escravos os "restos" dos porcos, quando estes eram carneados. O cozimento desses ingredientes, com feijao e água, teria feito nascer a receita. Tal versão, contudo, não se sustenta, seja na tradição culinária, seja na mais leve pesquisa histórica.
o mais provável é creditar as origens da feijoada a partir de influências europeias.
Provavelmente, sua origem tem a ver com receitas portuguesas, das regiões da Estremadura, das Beiras e de Trás-os-Montes e Alto Douro, que misturam feijão de vários tipos - menos feijao preto (de origem americana) - linguiças, orelhas e pé de porco. De fato, cozidos são comuns na Europa, como o cassoulet francês, que também leva feijão no seu preparo. Na Espanha, o cozido madrilenho, e, na Itália, a “casseruola” ou "casserola" milanesa são preparados com grao-de-bico. Aparentemente, todos estes pratos tiveram evolução semelhante à da feijoada, que foi incrementada com o passar do tempo, até se transformar no prato da atualidade.
Fonte: Wikipédia

Ingredientes

- 1/2 Kg de lombo salgado
- 2 rabos de porco salgados
- 3 pés de porco salgados
- 300 g de orelha salgada
- 2 paios cortados
- 2 linguiças portuguesas
- 700 g de costela salgada

Para a farofa:
- 1/2 Kg de toucinho defumado
- 700 g de farinha de mandioca
- 4 dentes de alho bem amassados
- 1 cebola média, picada bem picadinha

Complementos:
1 xícara de arroz branco para cada 3 pessoas
1 molho de couve, cortadas em tirinhas bem fininhas (em média, 5 a seis folhas grandes) para cada 4 pessoas
Torresmo
Laranjas


Preparaçao:
 Para dessalgar as carnes, use água bem quente (quando começar a fazer bolhinhas para abrir fervura) , ou do jeito que você costuma dessalgar. A água quente ajuda a eliminar o excesso de gordura.
Corte o charque em pedaços não muito pequenos. Dessalgue. Faça o mesmo com o lombo, a costela, os pés e a orelha. Não coloque para dessalgar junto com o charque. A linguiça e o paio não precisa dessalgar. Apenas coloque-os na água quente, para retirar a gordura externa, e deixe-os à parte.
Dessalgadas as carnes, coloque as carnes na panela, junto com o feijão, para cozinhar. Se em panela de pressão, quando abrir pressão (fazer o barulhinho) abaixe o fogo da panela. Se em panela comum, de ferro ou de barro (uso qualquer uma) quando abrir fervura, abaixe o fogo.
Refogando a feijoada:
Numa frigideira ou panela pequena, coloque a quantidade de óleo (ou banha) que está acostumada a usar para refogar o alho para temperar o feijão. Utilize alho sem sal. Quando estiver moreno, coloque uma duas conchas de feijão. Em seguida, despeje sobre a feijoada, misture e está pronta. Se deixou esfriar para abrir a panela de pressão, depois de despejar o refogado e mexer, deixe em fogo brando, mexendo vez por outra, até abrir fervura. Está pronta.
Farofa:
Corte o toucinho em cubinhos quadrados bem pequenos, o menor que conseguir. Coloque-os numa panela juntamente com um pouco de óleo (ou banha) e deixe-os fritar, até ficar moreno. Quando morenar, retire-os Na gordura do toucinho frite os dentes de alho amassados e a cebola picada. Quando dourar, abaixe o fogo da panela, junte a farinha e os torresmos (toucinho frito) e misture bem. Pode colocar sal na farofa, mas pouco, apenas para dar sabor.


Bom apetite!

Equipe T-Bonne

Nenhum comentário:

Postar um comentário